A HISTÓRIA DO NONI NO MUNDO

 

 

A descoberta do Noni (Morinda citrifolia L.) - Tahitian Noni Origem & Destino 

 

https://www.youtube.com/watch?v=yiDfUwqquWs

 

 

A TAHITIAN NONI se dedica a melhorar a vida das pessoas e de seus clientes através da produção dos mais novos e de alta qualidade produtos feitos a base de Noni, fruta tradicional encontrada nas ilhas do Pacífico Sul.

A história

Entre os muitos pontos fortes da TAHITIAN NONI, destacam-se a história por trás de sua origem, estimulante e repleta de tradição, e a exclusividade de seus produtos. Tudo começou em julho de 1996 com um único produto: o suco TAHITIAN NONI, feito com extrato de uma fruta tradicional encontrada nas ilhas do Pacífico Sul - o noni, cujas propriedades terapêuticas auxiliam na qualidade de vida e bem estar de milhares de pessoas ao redor do mundo. O suco foi introduzido como um suplemento alimentar sem igual e a primeira marca de bebida saudável no mundo, que regula a alimentação e nutrição das células; promove a regeneração das células; dificulta o crescimento de células defeituosas; regula o ciclo de sono e a energia do corpo; estimula o sistema imunológico; auxilia o sistema digestivo; combate os radicais livres; coopera com propriedades na regeneração celular; além de ser um Anti-séptico natural, Analgésico, anti-inflamatório, antiparasitário, regulador metabólico, regenerador de células danificadas, entre outros. A empresa foi ousada e pioneira criando uma categoria de produtos completamente nova: bebidas exóticas salutares.

A idéia de lançar o produto no mercado havia surgido anos antes, em 1993, quando o cientista alimentar John Wadsworth, que viria a ser um dos fundadores da empresa, depois de encontrar uma pesquisa de 1955 realizada pelo Dr. Heinicke, viaja para o Taiti e confirma a existência de uma fonte comercialmente viável para o Noni. Ele entrevista os nativos e os oficiais do governo e pesquisa nas bibliotecas para encontrar documentos históricos. Ele descobre que os conhecimentos antigos eram verdadeiros; todas as pesquisas indicam que o Noni possui propriedades impressionantes. Os fundadores da empresa Kerry Asay, Kim Asay, John Wadsworth, Kelly Olsen e Stephen Story, sabiam que os benefícios saudáveis da exótica fruta eram poderosos, mas não imaginavam o crescimento explosivo que se seguiu. O suco era vendido através de revendedores em um esquema de venda direta e marketing de rede, inicialmente na cidade de Lindon em Utah. A eficiência dos produtos da marca levou a um crescimento incrível. No primeiro ano, as vendas ultrapassaram os US$ 6 milhões.


No ano seguinte inicia o processo de expansão internacional, que culminaria, dois anos mais tarde, com o suco TAHITIAN NONI chegando até o Japão, México e Hong Kong. Em 2001, a TAHITIAN NONI fica no 26º lugar na lista criada pela Revista Inc. das 500 empresas privadas que mais cresceram nos Estados Unidos. A sede mundial da empresa, contando com quase 15 mil metros quadrados, é inaugurada em Provo, estado de Utah. Em 2003, quando o faturamento da empresa já atingia US$ 2 bilhões, o primeiro Tahitian Noni Café é inaugurado em Tóquio, no Japão, abrindo caminho para um novo capítulo na história da marca. A empresa iniciou suas atividades no Brasil também neste mesmo ano. Em menos de um ano de operações, o mercado brasileiro se tornou líder na América Latina, com vendas mensais próximas a US$ 1 milhão. 


Em 2004, a empresa apresenta dezenas de novos produtos, todos baseados nos elementos-chave da planta Noni: fruta, folha e semente. Também lança um programa revolucionário de treinamento de empreendedores, chamado Caminho ao Sucesso, resultando em um aumento impressionante na retenção de empreendedores e em vendas. Produz ainda uma obra cinematográfica chamada "Origens e Destino", um filme épico que documenta a história da estimada planta noni. No ano seguinte, em novembro de 2005, seria inaugurado o primeiro Tahitian Noni Café no Brasil, localizado em plena Avenida Paulista em São Paulo, uma loja conceito na qual foi investido US$ 1 milhão. Ainda neste ano os produtos da TAHITIAN NONI recebem uma cobertura intensa na mídia americana e internacional. Atletas profissionais, cientistas renomados e especialistas da indústria se unem à equipe de conselheiros e porta-vozes da empresa.


Foi também neste ano que ocorreu a finalização de uma nova e moderna fábrica no Taiti. Essa nova área abriga as maiores instalações de produção em todo o Taiti. Capaz de produzir mais do que o dobro do que a fábrica antiga produzia, a nova fábrica está repleta dos avanços tecnológicos modernos. Ela emprega mais de 50 taitianos locais e leva benefícios a mais de mil famílias que colhem a fruta em mais de 80 ilhas espalhadas pela Polinésia Francesa.

 


No ano de 2006, 6.000 empreendedores do mundo inteiro se encontram no parque temático Universal Studios em Hollywood na Califórnia para celebrar o aniversário de 10 anos da empresa no mundo. Após esses 10 anos no mercado, o momento nunca foi tão favorável a empresa: mais de 50 novos produtos (entre eles uma completa linha para controle de peso e vitaminas) TAHITIAN NONI são lançados a medida que a empresa continua sua caminhada em levar os benefícios do Noni a todas as partes do mundo. A empresa também inovou ao trabalhar com o marketing de acesso que é uma evolução do marketing de rede. Ou seja, há cinco formas de se acessar o mercado: venda direta, catálogo, internet, o próprio marketing de rede e os Tahitian Noni Café (um negócio complementar, em forma de um típico “Café” aberto ao público, cujo cardápio é desenvolvido com produtos da marca).
 

 

A partir do dia 29 de maio de 2009, as operações da empresa no Brasil estão suspensas. Isto porque, as exigências dos órgãos governamentais não permitem comercializar no mercado brasileiro o Suco de Noni. A TNI há meses tem estudado maneiras de continuar os negócios no Brasil. Enviou aos órgãos do governo todas as informações necessárias que garantem a segurança do produto, mas não obteve sucesso quanto à obtenção do registro. A empresa afirma que vai continuar com o pedido de registro do Suco de Noni no Brasil, porém não manterá atividades comerciais a partir da data acima.

Os produtos


Atualmente, além do SUCO TAHITIAN NONI e do Super Blend (um suco 100% natural que agrega os benefícios dos nutrientes do açaí aos dos sucos concentrados de maçã, pêra, cupuaçu, uvas verdes e vermelhas e framboesa), a empresa disponibiliza aos consumidores:
● Tahitian Noni Leaf Tea (Tahiteas), uma linha de chás feitas a base de folhas de Noni.
● Três linhas de cosméticos:
Moea (introduzida em 2005), linha cosmética de tratamento para os cabelos e cuidados com o corpo.
Tepoema (introduzida em 2005), linha de tratamento facial desenvolvida com a milenar sabedoria das ilhas do Taiti.
Skin Supplément, linha que combina o extrato de folha de noni, o óleo de semente de noni (patenteado pela TAHITIAN NONI) e o suco de noni, com outros elementos naturais da flora tropical como o extrato e suco de folha de Aloe Vera, óleo de açafrão, extrato de papaia, óleo e leite de coco, extrato de limão, manteiga de karité, extrato de toranja, óleo de amêndoa doce, extrato de algas marinhas e algas vermelhas, palm oil e extrato de samambaia, proporcionando proteção e maciez à pele. A TAHITIAN NONI foi buscar nos segredos da flora tropical e na tradição do povo taitiano os ingredientes para a sua linha de produtos de cuidados com a pele, composta por oito produtos, entre loção hidratante, sabonetes, gel para banho, loção para barbear e tônico pós-barba.
● Hiro Energy, uma bebida energética baseada na fruta noni, lançada em 2007 em 3 versões: Energy, Mobility, e Vitality. O produto é considerado a bebida energética mais saudável do mundo. O HIRO apareceu em vários meios de comunicação pelos Estados Unidos, e em 3 semanas, mais de um milhão de latas foram vendidas, transformando o produto em um enorme sucesso.
● Eqüine TAHITIAN NONI, primeiro suplemento líquido eqüino feito à base de Noni que auxilia todos os tipos de cavalos a atingir o ponto máximo de sua saúde e potencial. O produto foi introduzido no mercado em 2004.

Os cafés
Baseada no conceito “natureba”, a primeira loja da rede TAHITIAN NONI CAFÉ foi inaugurada em março de 2003, no Japão. O pequeno café tinha um formato único: ambiente descontraído (a decoração tinha ares de Taiti - uma das mais belas ilhas do Pacífico.), refeições leves e nutritivas. Era também uma grande oportunidade da empresa apresentar aos japoneses o suco e chá de Noni, nutritivo fruto tropical consumido há mais de dois mil anos pelos nativos da Polinésia Francesa. O sucesso do primeiro café levou a inauguração de outras unidades na cidade de Provo; sede mundial da empresa; em São Paulo no ano de 2005; em Fukuoka, Nagoya e Osaka, no Japão; em Munique, na Alemanha; em Dallas e Atlanta, nos Estados Unidos; e em Taipei, Taiwan.
 


Diferente das outras casas do gênero, nos cafés, a cafeína e o cigarro estão de fora do cardápio e quem assume o papel de estrela são os chás. Além de opções feitas com a folha de Noni, há ainda sugestões de outras bebidas como chocolate, iogurte e sucos. Sanduíches, saladas, pizzas, pratos quentes e sobremesas também marcam presença. O atendimento e hospitalidade refletem as boas maneiras do antigo povo taitiano. A unidade brasileira trabalhaava com deliciosas especialidades da região da Polinésia Francesa e temperava os pratos com especiarias exóticas que levam o consumidor a degustar os mais deliciosos quitutes da cozinha taitiana, adaptada ao paladar do povo brasileiro. Em fevereiro de 2007 a empresa inaugurou na cidade de Glendale, estado da Califórnia, o MOTU’S TAHITIAN NONI ISLAND GRILL, um café maior, com nova decoração e novo cardápio.


Dados corporativos


● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1996
● Fundador: Kerry Asay, Kim Asay, John Wadsworth, Kelly Olsen e Stephen Story
● Sede mundial: Provo, Utah
● Proprietário da marca: Morinda Inc.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● CEO & Presidente: Kelly Olsen
● Presidente: John Wadsworth (divisão internacional)
● Faturamento: US$ 500 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Fábricas: 5
● Cafés: 10
● Presença global: 85 países
● Presença no Brasil: Sim (Operação suspensa)
● Principal mercado: Estados Unidos, Japão, Alemanha, Taiwan e Brasil
● Funcionários: 1.500
● Segmento: Vendas diretas
● Principais produtos: Sucos e cosméticos a base da fruta Noni
● Ícones: O suco de Noni
● Slogan: The One Good Thing.

A marca no mundo
Atualmente a empresa está presente em mais de 85 países e vem sendo noticiada como a companhia privada de mais rápido crescimento da história. A empresa é líder em produtos feitos à base de Noni (bebidas, produtos de beleza e de cuidados com o corpo, suplementos para emagrecimento, vitaminas e nutrição para animais), com 95% do mercado mundial. Seu principal produto, o Suco TAHITIAN NONI, vende uma garrafa a cada 1.6 segundos no mundo. Seus principais mercados são os Estados Unidos, Japão, Alemanha, Taiwan e Brasil. A empresa vende seus produtos através de cinco canais de vendas: venda direta, catálogo, internet, o próprio marketing de rede e os TAHITIAN NONI CAFÉ (um negócio complementar, em forma de um típico “Café” aberto ao público, cujo cardápio é desenvolvido com produtos da marca).

Você sabia?

● A TAHITIAN NONI mantém um laboratório exclusivo e único no mundo, plenamente funcional e inteiramente dedicado à pesquisa do Noni. A moderna infra-estrutura de colheita, processamento, manufatura e instalações de pesquisa asseguram que nenhuma outra empresa jamais conquistará a posição de liderança da TAHITIAN NONI.
 

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

 

Fonte:

- YouTube:  https://www.youtube.com/watch?v=yiDfUwqquWs

- site Mundo das Marcas: http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2009/01/tahitian-noni.html